Permex

Produtos
Página inicial Produtos Sistemas

Conheça nossas soluções para Sistemas:

Recuperação de Solventes

A utilização de adsorção em carvão ativado é um dos métodos mais efetivos para o controle de VOCs (“Volatile Organic Compounds”, ou Compostos Orgânicos Voláteis) além de ser o mais econômico. Este processo apresenta uma alta relação custo benefício principalmente por ser capaz de recuperar uma quantidade significativa de VOCs para ser reutilizado no processo produtivo.

Por esta razão, a adsorção em carvão ativado é a melhor solução para a recuperação daqueles solventes passíveis de serem tratados por este processo, principalmente naquelas indústrias onde em função da quantidade ou custo do material, a recuperação tem um impacto significativo nos custos de produção.

Os solventes compatíveis de serem recuperados por este processo de carvão ativado são: tolueno, hexano, carbono tetrachloride, acetona, ethyl acetato, metil ethyl ketone (MEK), naftaeno e metileno chloride.

 

Estes são os solventes comumente utilizados nas indústrias:

- Gráficas

- Embalagens

- Petroquímicas

- Automotivas

- Eletrônicas

- Plásticos e Espumas

- Borrachas

- Farmacêuticas

 

Um processo típico de recuperação por carbono ativado consiste na passagem da corrente de ar contendo solvente por um leito de carvão ativado que retém o solvente, permitindo o lançamento do ar descontaminado na atmosfera. Ao esgotar a capacidade do carvão para reter o solvente, este precisa ser regenerado para que possa dessorver o solvente absorvido durante o processo. Isto é feito mediante a passagem de vapor ou gás inerte aquecido, pelo leito. A mistura de vapores é condensada e o solvente recuperado é devolvido ao processo para reuso. O carvão necessário é acondicionado em dois ou mais adsorvedores (leitos) para permitir a continuidade do processo de limpeza da corrente de ar contaminado enquanto um adsorvedor regenera-se.

Recuperação de Vapores

Uma corrente de ar contendo solvente atravessa um leito de carvão ativado o qual retém o solvente permitindo o lançamento do ar descontaminado na atmosfera. Ao esgotar a capacidade para o carvão reter o solvente, esse precisa ser regenerado para dessorver o solvente mediante a passagem de vapor, ou gás inerte aquecido, pelo leito. A mistura de vapores é condensado e o solvente recuperado é devolvido ao processo para reuso. O carvão necessário é acondicionado em dois ou mais adsorvedores (leitos) para permitir a continuidade do processo de limpeza da corrente de ar contaminado enquanto um adsorvedor regenera-se.

Estudos / Consultoria

Título

Soluções no Controle de Emissões Voláteis com a melhor relação custo-benefício.

Saiba mais




Parceiros

Título

Conheça nossos parceiros.

Saiba mais
© Permex | Rua General Jardim, 770, Cj 10c - CEP 01223-010 | Tel +55 (11) 3231 0057